O Skate de Dedo como Pedagogia

Vivemos numa sociedade na qual desde a infância somos cobrados – e por vezes obrigados – a seguir padrões que contribuam para o coletivo. 


Revendo os instintos egoísticos e tendo precaução com o que por vezes nos trazem algum tipo de vantagem ou alegria, seja uma amizade, uma roupa, ou até o tipo de música que nós ouvimos. Em meio a esses questionamentos, o projeto Skate de Dedo de Volta visita as instituições e lida com os jovens com um olhar duplo: o de que somos como eles e o de que estamos nos transformando a partir deles. Lidar com qualquer pessoa que esteja curiosa em relação a um assunto singular como o skate de dedo é uma experiência muito construtiva, que exige certo amadurecimento para se relacionar com as diversas reações que essas pessoas têm.

O filósofo alemão Kant* foi um dos nomes que mais se destacaram no meio dos pensadores. A partir de sua filosofia crítica, o mesmo questionou valores que estão em volta da religião, dos costumes gerais e do belo. Lembrar dele aqui nesse espaço se deve ao fato de que Kant também deu uma cara nova à pedagogia. Implantando o lúdico em suas aulas e tentando fugir do ensino “decoreba”, obtinha de seus alunos sinais de grande interesse e interação. Fica claro que o papel da escola é educar, enquanto que os deveres do aluno não podem ser encarados como obrigações que estão sujeitas a penas e castigos, mas sim ao melhoramento de sua assimilação e poder de pensamento.

Das experiências que tive com o Skate de Dedo de Volta, fomos recebidos muito bem pelos alunos, professores e, principalmente, pelos diretores. Esses, ao perceberem o quão maravilhoso era a nossa atividade e o tamanho da necessidade de se implantar lazer nas escolas, não criaram dificuldades para a realização das nossas visitas. A equipe do Skate de Dedo de Volta fica satisfeita em ajudar a preencher uma lacuna importantíssima na educação, que é a de entreter as pessoas. Trabalhando com os seus sentidos e emoções, e despertando sentimentos de curiosidade e surpresa.

*Immanuel Kant – filósofo da Idade Moderna

0 comentários: